16 de outubro de 2009

Física e Pouso Redondo - Desafios em EAD

Após ter lido as postagens de meus colegas, tentei imediatamente postar um comentário, mas me deparei com minha ignorância digital. Tive muita dificuldade em conseguir concluir esta postagem. Aí fiquei refletindo sobre o ensino a distância em Geral e mais especificamente sobre o nosso curso de Licenciatura a Distância em Física do nosso pólo.
Por que tantas desistências?
Por que estas desistências logo no início do Curso?
Se analisarmos individualmente cada um que abandonou o curso tem seus motivos específicos e podem até não ter nehuma relação comum. Um porque trabalha muito, outro porque mora longe, outro porque está muito tempo sem estudar, etc,etc,etc,...........
Mas uma coisa é certa FAZER LICENCIATURA A DISTÂNCIA NÃO É BRINCADEIRA.
Como comentou meu colega Alandrin o inicio não é fácil. Mas não espere que a caminhada seja fácil.
DEDICAÇÃO, ORGANIZAÇÃO, COMPROMISSO PESSOAL E VONTADE são palavras que precisamos ter como lema.
Estes associados a união de grupo acredito que se resume no caminho para alcançar a tão sonhada vitória final.
Na verdade precisamos APRENDER A ESTUDAR A DISTÂNCIA. Não estamos acostumado com o aprender sem a imagem do professor(pessoal física diariamente na sua frente) , somos bastante leigos nas novas tecnologias(indispensáveis nesta modalidade de ensino), temos a confiança no popular jeitinho brasileiro(deixar para utltima hora), além de outros pequenos "vícios" adquiridos durante anos de educação regular.
Adotar novos hábitos de estudo, utilizar as ferramentas de comunicação das novas tecnologicas
e criar grupos de estudo são exigências para o êxito na educação a distância.

Mas a todos que chegaram até aqui, não desanimem.
Com certeza fazer Física em EAD, vai trazer muito mais que conhecimentos em Cinemática, Mecânica ou qualquer outra área da disciplina.
Você vai aprender a ser um APRENDIZ AUTÔNOMO.

1 comentários:

. . : : Alandrin : : . . disse...

Olá, Rosane.

Você foi muito mais afundo no quesito do inicio, e em específico em nosso pólo, o nosso colega Rafael também mencionou sobre a continuidade, e acho que se a maioria aqui não cuidarem desses vícios, que cada um sabe que tem, cada vez encontrará mais problemas, virando no dito popular "Bola de Neve".
Concordo com você ao mencionar que devemos nos tornar um "Aprendiz Autônomo", e sei que não é fácil, pois já tentei, e barrei nos meus pequenos e incômodos vícios. Acho que o mais difícil aqui será nos comprometer e nos corrigir, pois as nossas falhas nos e nossos colegas podem ver e nos apontar, mas tomar a iniciativa de mudar caberá apenas para uma pessoa, nos mesmos.
E acho que as tecnologias vem, em muito, nos ajudar, sei que as fezes parece meio chato, ou não se vem onde pode nos ajudar, ou ainda, não entender o funcionamento, mas isso, nossos colegas e outros materiais podem nos ajudar, isso pode, e acho que seria melhor, ser trabalhado em grupo, pois ambos aprendem.
Já aqui, me ofereço para qualquer dúvida em relação a isso.
Um grande abraço, e muito obrigado pelos dizeres, esses foram de grande valia.

Alandrin Wessner

Postar um comentário